Dicas para conservar o relacionamento

Dicas para conservar o relacionamento

Encontrar o amor da nossa vida é dos momentos mais especiais por que podemos passar. No entanto, com a sua chegada vem também o medo de perder alguém que amamos muito. 

Um relacionamento precisa de ser cuidado, estimado. Quando não nos esforçamos em manter a relação saudável, corremos o risco de pôr tudo a perder.

Por isso mesmo, aqui tem dicas óptimas para conservar o seu relacionamento. Anote!

10 dicas para conservar o seu relacionamento

Os relacionamentos não se fortalecem por si mesmos. De facto, é preciso muita dedicação para manter uma relação, duradoura e saudável. Claro que este não é um caminho fácil ou intuitivo. No entanto, com esforço e dedicação tudo se torna bem mais simples. Por isso, anote!

1 – Aceite os defeitos e virtudes

Todos nós temos virtudes e deifeitos. Afinal, somos humanos, e por isso não somos perfeitos. A questão é que, quando nos apaixonamos, vemos o outro só com as suas qualidades. É como se todos os defeitos desaparecessem.

No entanto, à medida que o tempo passa, e a paixão esmorece, os defeitos começam a surgir. É importante olhar o outro como um todo, com todos os seus defeitos e qualidades. 

2 – Aceite o outro como ele é

O maior erro que podemos cometer é tentar mudar o nosso parceiro. Além de ser um enorme desperdício de energia e tempo, só causa desgaste e tristeza. Quando estamos num relacionamento de verdade, temos de aceitar o outro tal como ele é.

3 – Não faça ultimatos

Fazer com que o seu parceiro tenha de escolher entre algo que gosta e você é o mesmo que pedir para que o relacionamento acabe. A liberdade de cada um deve ser mantida, independentemente de estar, ou não, num relacionamento.

4 – Seja o melhor amigo

Um(a) namorado(a), noivo(a), marido ou mulher, tem de ser sempre o(a) melhor amigo(a). É importante ouvir os problemas do outro, apoiá-lo, e respeitar as suas decisões. No que toca a assuntos de família e amigos, nunca dê a sua opinião se ela não for solicitada.

Muitas vezes queremos aconselhar, mas acabamos por criar conflitos com outros. E, verdade seja dita, nunca sabemos o que realmente se passou. Estamos a ouvir somente uma parte da história. Então, cuidado!

5 – Desenvolva empatia

Sabermo-nos colocar no lugar do outro é fundamental em vários aspectos da nossa vida, incluindo numa vida a dois. Se desenvolvermos empatia, muitas discussões podem ser evitadas facilmente.

6 – Dê liberdade

Todos nós precisamos de espaço, de liberdade. Sentirmo-nos presos a uma pessoa a alguma coisa faz-nos infelizes. Por isso, mesmo num relacionamento, devemos dar espaço para que o outro possa fazer coisas sozinho.

7 – Dedique-se ao seu parceiro

A correria do dia-a-dia muitas vezes não nos deixa com disposição para escutar o nosso parceiro, para mimá-lo, para cuidar dele. No entanto, mesmo com trabalho, filhos, casa, sempre deve dedicar-se tempo exclusivo para o nosso parceiro.

8 – Faça surpresas

A rotina pode ser desastrosa para um relacionamento. Por isso, de vez em quando, prepare uma supresa para o seu parceiro. Um jantar à luz das velas, uma noite só a dois, um fim-de-semana fora. São pequenos momentos que podem reacender a chama da paixão.

9 – Formem uma equipa

Um casal deve, acima de tudo, ser uma grande equipa. Os dois devem lutar pelos mesmos objetivos em comum. Os dois têm de trabalhar para que as coisas funcionem.

10 – Diga o que sente

A comunicação é fundamental para que um relacionamento perdure. Como tal, não deixe de dizer tudo aquilo que sente. E, claro, não se esqueça, nunca, de dizer que ama.

Sara