Dicas para ajudar o seu filho a enfrentar pressão do grupo

Dicas para ajudar o seu filho a enfrentar pressão do grupo

A pressão do grupo de amigos pode causar sérios problemas para crianças e adolescentes. Tendo em conta que esta é uma realidade, é importante que os pais estejam atentos para ajudarem os filhos a enfrentar a pressão do grupo.

A pressão do grupo de amigos tem uma influência enorme em vários aspectos da vida de crianças e adolescentes, desde a forma de se vestir, ao próprio comportamento para com os outros. Além disso, pode influenciar o seu filho a acções que podem prejudicá-lo, como o uso de drogas, álcool, entre outros.

Por ter uma grande implicação na vida dos nossos filhos, actualmente existe uma grande preocupação dos pais para com este tipo de pressão.

Apesar da pressão do grupo ser muito forte, a educação que damos aos nossos filhos em casa é fundamental para ajudá-lo a lidar com este tipo de situações. É dever dos pais orientar e guiar os seus filhos durante os primeiros anos da sua vida, de forma a que ele possa tomar as melhores decisões enquanto ser individual.

O que é a pressão do grupo e como funciona

Existe este tipo de pressão em todos os aspectos da nossa vida, desde a escola ,ao nosso local de trabalho e grupo de amigos. Podemos perceber que a pressão do grupo existe constantemente, até pela sociedade em geral, para que nos comportemos da forma que é aceita.

Quando falamos em crianças e adolescentes, é importante ter em conta que eles são muito mais influenciáveis e, por isso, devemos ter atenção para as pressões negativas que o grupo de colegas e amigos da escola fazem, ou podem fazer.

Geralmente, os grupos da escola são liderados por aqueles mais populares, os quais tendem a dominar os outros. Para que se entre num grupo, é normal que o novo membro passe por vários testes, os quais podem incluir forma de vestir, interesses, forma de falar, partido político, entre muitos outros requisitos.

O que preocupa neste tipo de grupo é que, apesar de serem compostos por várias pessoas, as acções que eles tomam em conjunto, normalmente, são decididos por apenas uma pessoa – o líder.

Como ajudar o seu filho a lidar com a pressão do grupo

Apesar da infância ser uma idade complicada, pois a criança começa agora a sua vida social, é a adolescência que se mostra mais preocupante. É na adolescência que ele se está a descobrir como pessoa, que começa a perceber quais são as suas habilidades, o que quer para a sua vida, mas também é a altura em que ele descobre que tem determinadas responsabilidades. Por tudo isto, é comum que os pais tenham dificuldade em comunicar-se com o filho adolescente.

Muito embora reconheçamos que seja difícil, é fundamental que os pais estabeleçam uma comunicação franca e sincera, assim como aumentar a relação de confiança um no outro.

Desta forma saberá exactamente a pressão que o grupo onde seu filho se encontra inserido faz, a qual pode ser negativa ou positiva. Por isso é importante que deixe claro ao seu filho aquilo que é bom e mau, até onde pode ir, e de onde não pode passar.

Para concluir, os pais devem sempre ser os melhores amigos dos seus filhos para que eles cresçam saudáveis e felizes.

Sara